sexta-feira, 7 de novembro de 2008

resposta a questionário - página 90

1 – As preocupações mais evidentes da Ma Yan são o estado de saúde da mãe e o medo de desiludir a família.
2 – Os desejos que nela se entrecruzam são o do regresso a casa, para cuidar da mãe e estar com a família reunida e o de completar o seu objectivo, estudar!
3 – Na minha opinião ser bem sucedida significa que quer estudar e ter boas notas para que a família se orgulhasse dela, principalmente a mãe porque se sacrificou a trabalhar para que a filha pudesse continuar a estudar. Ma Yan não quer falhar nos estudos para não desiludir a mãe muito menos voltar a casa sem cumprir o desejo da mãe para que o seu sacrifício não tivesse sido em vão.
4 – Ma Yan sente uma dor enorme ela mãe e sofre muito por isso, está convicta de que é injusto, para sua idade, sofrer tanto, e não ter caminhos fáceis, ser feliz, estar com a família. Como desejava não ter uma vida complicada, afastada da família, preocupada com a saúde da mãe. Como quereria não ver a mãe esforçar-se tanto para o bem da família.
Parecem-me bem ilustrativas estas duas frases: “A mais infeliz é a minha mãe. Anda o ano inteiro lá por fora. De contrário, como poderia ter adoecido? Porque partiu? Para trabalhar, para pagar as despesas dos três filhos. ”
“Tenho de estudar muito para não a decepcionar. Os maiores desejos da minha vida: a sua cura e que a família se possa enfim reunir.”

Sem comentários: