sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Pedro salgado


Exposição na galeria Lino António:

ilustração de Pedro Salgado


Hoje, na aula de Português, fui para a sala de exposições temporárias da minha escola. Deparei-me com uma sala, com quadros na parede, protegidos com grandes vidros, meio vazia, comprida e estreita, com uma boa luminosidade, muitas luzes no tecto, uma televisão ao fundo, frente ao corredor (é o que se pode chamar a essa sala), o ambiente não era triste nem agradável, era muito branco até parecia que cheguei ao céu, com quadros nas paredes laterais. Os quadros eram de peixes, várias espécies de peixes e havia quadros iguais mas cada quadro, o preto (porque o quadro era de preto e branco) ficava cada vez mais escuro e havia de cores, havia uma pequena parte do quadro que tinham a ver com as plantas e havia também selos que tinham símbolos de peixes e plantas.
Não me fascinou, para ser sincero, não gostei nem desgostei, simplesmente não tenho palavras para descrever. A televisão mostrava um pintor que pintava os quadros de peixes e eu achei que era apenas um pintor vulgar mas vim a saber um bocadinho sobre ele. Chama se Pedro Salgado, nasceu em Lisboa em 1960, frequentou a universidade de biologia em Lisboa em 1984 e um dia veio a ser um ilustrador científico na Universidade de Califórnia, Santa Cruz nos EUA em 1989.
O trabalho desse senhor tem ganho numerosos prémios sendo da sua autoria os calendários de 1995 e 1996 na Expo ’98 as ilustrações do Oceanário de Lisboa, diversas séries de selos (aqueles que estavam na exposição) dos CTT, diversos livros, revistas e outras publicações cientificas e de divulgação da natureza.
As suas ilustrações de peixes foram premiadas em diversas ocasiões nos congressos da Guild Of Natural Science Illustrators no World of Biomedical Comunications, Florida, EUA. Realizou 14 séries do selo Botanico e Zooológico para o CYY, Portugal e correios de Angola e Guiné incluindo as séries dos peixes portugueses em 2006.



Sem comentários: