A minha visão do que é a LGP
A LGP é o código comunicativo dos surdos portugueses, não sei quando surgiu nem de onde veio, mas sei que o dia 15 de Novembro é o dia consagrado à LGP.
Apesar de muitos não saberem deste dia e de quão importante é a LGP, ela é uma língua essencial, tanto como o Português oral, e todas as outras línguas, para a comunicação, a diferença é que esta língua é utilizada pela comunidade surda e comunicamos pelas mãos. Algumas pessoas ouvintes têm interesse nesta língua, querem aprendê-la para poderem ajudar os surdos, para compreender melhor, interpretando a relação entre os surdos – ouvintes.
Muitas pessoas pensam que há só uma língua gestual no mundo, mas não é verdade. Cada país, cada cultura, tem a sua língua, porém, com a LG é mais fácil estabelecer a comunicação com surdos de outros países, quando vamos para outro país utilizamos os nossos próprios gestos para coisas como: “Olá, comer, dormir, casa” e etc. E eles compreendem-nos perfeitamente, ao contrário dos ouvintes que têm que ir para lá adoptar a língua do país onde estiverem.
A LGP é muito útil, fácil e essencial. Pelo que sei, um dia destes esta língua vai propagar-se e ser uma disciplina obrigatória para os ensinos especiais, e isso tem um grande significado para os surdos.
O que eu realmente vejo na Língua Gestual Portuguesa é o nosso dom, a nossa língua, a nossa identidade e o que somos, faz parte de nós e é aquilo que representamos e utilizamos no nosso dia-a-dia.
Constituição da República Portuguesa
PARTE I - Direitos e deveres fundamentais
Artigo 74.º
(Ensino)
….
2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado:
…
h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa,
enquanto expressão cultural e instrumento de acesso
à educação e da igualdade de oportunidades;
2 comentários:
Gostava de saber linguagem gestual:)
Beijos
Bom dia João!
A LGP é, sem dúvida, muito importante. Pena é que nunca mais começamos a ter aulas de LGP cá na escola. Esperemos que esteja para breve.
Bjs
Mª João
Enviar um comentário